Uma das melhores maneiras de tornar o aprendizado digital memorável é incorporá-lo em uma atividade colaborativa. Atividades colaborativas envolvem os estagiários com seus pares diretamente ou, como é mais freqüentemente o caso hoje em dia, remotamente através de ferramentas on-line.
Com tantas vantagens, não é de se admirar que tantas plataformas de colaboração tenham surgido em todos os lugares. Vamos agora dar uma olhada em 10 das mais promissoras plataformas de aprendizagem colaborativa que existem na Internet.
SC Training (formerly EdApp) é um LMS fácil de implementar que torna a criação de cursos on-line fácil e independente do dispositivo. Ele também incorpora diferentes técnicas de aprendizado para o aprendizado ativo e interativo. Os educadores podem fazer login e imediatamente transformar o conteúdo de seus cursos em eLearning com todos os tipos de elementos interativos, tais como questionários, mapas de imagem, pesquisas, jogos e vídeo.
Oaprendizado colaborativo pode ser realizado em várias partes da SC Training (formerly EdApp). Uma das mais notáveis está no recurso Discussões e Tarefas. Ele permite que os alunos interajam em tempo real entre si para discutir tópicos para colaboração em equipe.
Isto pode levá-los a realmente se aprofundar em um tópico porque compartilham seus conhecimentos e opiniões diretamente com outros. Também inclui um recurso chamado Salas de Aula Virtuais. Isto alavanca ferramentas de comunicação como Zoom e Microsoft Teams para permitir a videoconferência em uma aula, o que é ótimo para a colaboração. Além disso, o SC Training (formerly EdApp) permite o aprendizado em equipe, permitindo que os alunos apresentem seus próprios conteúdos, tais como vídeos e imagens. Isto torna a colaboração em tarefas muito mais envolvente.
A folga é uma ferramenta frequentemente associada a startups e outras empresas flexíveis. A folga é uma ferramenta que melhora o conceito de e-mail. Ela permite aos usuários criar conversas baseadas em tópicos onde eles podem fazer chamadas, compartilhar arquivos e conectar aplicativos.
Colaborar com a Slack em um contexto de treinamento tornou-se agora mais freqüente. Os cursos podem ser facilmente classificados em grupos do tamanho de uma classe, bem como divididos em pequenos grupos, além de permitir espaços para socialização on-line ou horas de trabalho de treinador. O Slack oferece muitas funcionalidades que podem ser aproveitadas ao configurar tarefas de colaboração, tais como a capacidade de adicionar aplicativos de. O Zoom, por exemplo, pode ser integrado para permitir reuniões on-line onde os alunos podem discutir seus projetos juntos.
Makers Empire é uma ferramenta de design 3D que introduz os alunos ao Design Thinking e usa as habilidades da STEM para resolver problemas. Tem uma interface acessível para que seja fácil para os alunos começarem, ao mesmo tempo em que tem um painel de instrutores e muitos planos de aula pré-fabricados para ajudar os educadores.
O Makers Empire pode ser usado de forma colaborativa projetando aulas baseadas em um problema. Os alunos podem trabalhar juntos para projetar uma solução e apresentar seus resultados para a classe.
O Minecraft é uma pedra de toque cultural para quase todos os aprendizes hoje em dia, e tem mantido seu papel apesar de muitos outros produtos similares. No Minecraft, os jogadores se reúnem para sobreviver em um ambiente de aprendizado hostil, construindo abrigos, cultivando fontes de alimento e explorando recursos. Com a Edição Educação, os professores obtêm o poder envolvente do Minecraft junto com ferramentas de gerenciamento de sala de aula, assinaturas seguras e muitos planos de aula incorporados.
Com a Minecraft, a colaboração já está embutida. Os alunos colaborarão uns com os outros para realizar várias atividades como escrever código, realizar experimentos, expressar-se artisticamente e resolver problemas.
O Google oferece numerosas ferramentas de produtividade que podem ser acessadas livremente na Internet. Estas incluem folhas para planilhas, Slides para apresentações e Docs para processamento de texto. Todos estes produtos apoiam o aprendizado colaborativo porque podem ser editados por várias pessoas ao mesmo tempo, mas Docs é talvez o mais simples para se começar.
Com o Google Docs você pode facilmente configurar um arquivo para compartilhar com qualquer pessoa, enviando um convite por e-mail ou concedendo a qualquer pessoa com um link para o acesso à página para alterar o arquivo. Os estudantes podem ver em tempo real onde outros estão editando um arquivo, tornando fácil a colaboração remota.
O StoriumEDU é um jogo de escrita colaborativa para a educação alfabetizada. Ele tem várias características únicas que obrigam os alunos a se engajar na escrita criativa. Por exemplo, ele usa cartões rápidos que influenciam o desenvolvimento da trama. Além disso, permite que os estudantes criem e controlem seus próprios personagens individuais em uma história.
A colaboração é realizada pelos dois mecanismos de deixar os estudantes controlarem seu próprio personagem e dar-lhes a oportunidade de jogar suas cartas de história. O resultado é uma experiência de alfabetização compartilhada que permite aos estudantes melhorar suas habilidades de escrita e produção porque eles estão muito mais envolvidos com o aspecto social.
Aespiral é uma plataforma que pode ser usada para realizar tarefas diárias em sala de aula remotamente. Há cinco atividades principais em Spiral: Quickfire Lite para fazer perguntas ao vivo, Quickfire para questionários planejados, Discussão para apresentações com um elemento de discussão, Team Up para os alunos fazerem apresentações colaborativas e Clip para transformar qualquer vídeo público em um bate-papo ao vivo com perguntas.
Uma das melhores maneiras de fazer com que os alunos colaborem é usando o Team Up. O Team Up não só oferece aos alunos os benefícios de aprender com os colegas, mas também mantém um registro das contribuições de cada aluno. Isso pode facilitar a avaliação do desempenho individual em um projeto de grupo para o professor.
O Mural cria um espaço de trabalho onde os alunos podem interagir digitalmente para criar diagramas. Os alunos podem se reunir para fazer brainstorming de listas, fluxogramas, diagramas e desenhos.
Colaborar com o Mural é tão fácil quanto fazer uma tarefa onde grupos de alunos têm que fazer um brainstorming sobre um tópico. Em vez de apenas escreverem seus pensamentos no papel, eles podem compartilhá-los dinamicamente uns com os outros e com o resto da classe.
Outra ferramenta útil para a colaboração é o Padlet. Este é um aplicativo web que permite aos usuários afixar notas em uma parede digital. Ele oferece oito layouts diferentes que você pode escolher, incluindo alguns muito úteis para a educação, tais como linha do tempo, tela e layout de mapas.
As idéias para o aprendizado colaborativo com este aplicativo são infinitas. Você pode tentar que os alunos coloquem uma nota na parede para estimular uma discussão sobre um tópico, e depois pedir que outros alunos respondam com suas próprias anotações.
Popplet é um aplicativo para fazer mapas mentais. Ele permite que seus alunos visualizem suas idéias em um formato que é facilmente compartilhado com seus grupos e com a classe.
A colaboração é obtida em tempo real à medida que os alunos trabalham juntos em seus mapas mentais. Eles podem deixar comentários sobre nós individuais, ou podem criar seus próprios nós para adicionar ao mapa.
Só porque a aprendizagem é remota, isso não significa que os alunos devem se sentir distantes. A aprendizagem social ainda pode acontecer porque a tecnologia e a inovação abriram novos métodos de ensino. Com a colaboração on-line, professores e alunos ainda podem trabalhar juntos para colher os benefícios da aprendizagem social.
Cadastre-se gratuitamente na SC Training (formerly EdApp) agora!
Há muitas razões pelas quais você deve transformar uma tarefa em uma atividade comunitária. Algumas dessas razões incluem:
Author