Como o trabalho e o aprendizado remoto se tornaram a norma, muitas organizações estarão procurando por software de eLearning que possam usar para treinar seus funcionários de longe. Mesmo que isso possa ser uma exigência, existem na verdade muitas boas razões para usar eLearning mesmo com trabalhadores que não são remotos por causa da necessidade. Vamos primeiro dar uma olhada em algumas boas razões para abraçar o eLearning.
Embora existam inúmeras razões para incorporar o eLearning em sua empresa, algumas delas incluem:
Com estas vantagens em mente, vamos dar uma olhada em alguns exemplos de software de treinamento gratuito por aí. Este tipo de aprendizado vem se desenvolvendo há décadas, portanto, há muitas boas opções atualmente disponíveis. Neste artigo, vamos dar uma olhada em dez delas que se destacam.
SC Training (formerly EdApp) é um sistema completo de gerenciamento de aprendizagem que é completamente livre para uso. Ele tem uma ferramenta de autoria integrada de lata e SCORM que torna a criação de seu próprio e-Learning um instantâneo.
A plataforma premiada inclui toneladas de recursos, incluindo suporte para repetição espaçada, gamificação, tradução de IA e notificações push. Ela também suporta o aprendizado social através de videoconferência e fóruns. A ferramenta de autoria também é responsiva, o que significa que os cursos que você faz ficarão bem em qualquer dispositivo.
Além disso, ao criar cursos on-line, há inúmeros modelos personalizáveis para todos os diferentes tipos de slides de aulas, tais como avaliações e apresentações de conteúdo. A interface intuitiva significa que qualquer pessoa pode criar seus próprios cursos de eLearning com facilidade.
Uma das melhores coisas sobre o SC Training (formerly EdApp) é sua biblioteca de cursos totalmente editável que está cheia de conteúdo pronto de classe mundial. Esta coleção gratuita de cursos de treinamento possui mais de 30 categorias diferentes, ou seja, se sua indústria é de hospitalidade, construção, educação, saúde, governo, mineração, agricultura ou qualquer outra coisa entre elas, a SC Training (formerly EdApp) tem cursos abrangentes para você selecionar, personalizar e implantar. A biblioteca está em constante crescimento e seu conteúdo é fornecido por líderes da indústria que são especialistas em suas áreas como as Nações Unidas, Pernod Ricard, Ciências da Melhoria, e muito mais.
Uma peça do software eLearning é o Raven360. Este é um LMS corporativo que oferece experiências de treinamento personalizado e está disponível desde 2011.
Ele permite que as empresas construam seus próprios cursos usando suas ferramentas de aprendizagem, assim, se elas já tiverem materiais de treinamento, podem fazer upload de seus materiais para convertê-los em um ambiente dinâmico de eLearning. Ele suporta o aprendizado combinado, videoconferência e gamificação. Uma coisa que lhe falta, porém, é a autoria de cursos integrada.
Outro LMS de código aberto para eLearning é o Inquisiq. Este software de aprendizagem on-line é rápido e fácil de instalar, existe há mais de 15 anos e tem sido utilizado por milhões de instrutores.
O Inquisiq usa uma variedade de métodos de ensino para acomodar todos os tipos de estilos de aprendizagem. Ele tem muitas opções diferentes para que você possa implementar seu plano de aprendizado da maneira que quiser, embora ter muitas opções possa ser intimidante para alguns.
Outro pacote de software gratuito de aprendizagem de computadores é oEazy. Esta é uma ferramenta baseada em nuvens que permite a você criar cursos interativos de e-Learning.
Ele oferece muitos componentes interativos, incluindo questionários, modelos, gamificação e vídeos. Uma coisa que lhe falta é a conversão em PowerPoint, o que significa que se você já tiver materiais de treinamento armazenados em arquivos PowerPoint, você terá que recriar manualmente o conteúdo nesta plataforma.
Mais algum software de eLearning gratuito é o Lectora. Este software permite importar slides do PowerPoint, adicionar gravações de vídeo e publicar um curso para HTML5.
A Lectora trabalha bem com aplicações de terceiros como o Camtasia. Além disso, é uma boa escolha para fazer o eLearning que precisa da conformidade 508 para acessibilidade. Uma reclamação comum sobre este software, no entanto, é a falta de suporte ao cliente.
Outro grande programa de software de eLearning gratuito é o Chamilo, de código aberto. Esta plataforma LMS é uma escolha popular tanto para empresas quanto para escolas públicas.
O Chamilo é um projeto open-source, portanto qualquer pessoa é livre para contribuir com seu crescimento. Tem a maioria das características que você precisa para um LMS. Algumas reclamações são sobre bugs aleatórios no software, que podem levar algum tempo para serem corrigidos.
O Open edX é outra boa solução de software de eLearning. É a plataforma open-source que também executa cursos no edX, o popular site de eLearning para cursos universitários.
Open edX é único porque os autores dos cursos podem construir suas próprias ferramentas para ampliar a plataforma. Isto permite que qualquer pessoa faça cursos totalmente personalizados. Ele também tem uma grande comunidade que o suporta, por isso é fácil encontrar respostas para as perguntas.
Outra solução de software de eLearning de código aberto é Totara Learn. Embora seja de código aberto, ele é capaz de suportar mais de um milhão de usuários através do Totara Learn Enterprise.
Ele está cheio de todos os recursos padrão do LMS, incluindo autoria de cursos integrados, aprendizagem móvel, gamificação e conformidade SCORM. No entanto, uma coisa que falta é a videoconferência.
O ATutor está voltado para a educação que dá aos professores a capacidade de criar e distribuir conteúdo de eLearning. Ele também inclui tecnologia de assistência para alunos com deficiências e o ATutor também fornece recursos embutidos como mensagens, redes sociais e ferramentas de comunicação. A plataforma é gratuita, mas é limitada quando se trata de criar aulas bonitas e interativas, portanto é adequada se você estiver procurando uma plataforma mais básica.
Um último software de eLearning gratuito é o Forma LMS. Esta plataforma também é de código aberto, portanto qualquer pessoa pode contribuir para ela.
Esta plataforma se concentra no treinamento corporativo, por isso tem muitas características relevantes para as empresas, tais como videoconferência, gestão flexível de usuários, um sistema de certificados e um sistema de relatórios detalhados.
Neste artigo, demos uma olhada em dez exemplos diferentes de software de eLearning. Embora muitos deles ofereçam a maioria das características padrão de um LMS ou ferramenta de autoria de curso, cada um deles é único em suas próprias maneiras. Por exemplo, o Open edX tem seu próprio nicho como uma ferramenta de código aberto com uma grande comunidade de suporte, enquanto o SC Training (formerly EdApp) tem sua própria posição como um LMS completo com um sistema de autoria de cursos fácil de usar.
Com cada vez mais pessoas mudando para eLearning, qual plataforma você acha que gostaria de usar em seu próprio projeto de eLearning para a melhor experiência de aprendizagem?
Inscreva-se gratuitamenteno SC Training (formerly EdApp) hoje mesmo!
Author